Afinal, o que são lentes polarizadas? - Frames
LENDO

Afinal, o que são lentes polarizadas?

Afinal, o que são lentes polarizadas?

Na hora de comprar óculos novos, ficar em dúvida sobre a escolha das lentes é algo muito comum. Com tantas especificações técnicas, é difícil entender de primeira o que cada lente faz, especialmente as famosas lentes polarizadas. Afinal, como elas funcionam e por que custam mais caro?

Para entender como as polarizadas funcionam, é preciso pensar na forma como a luz se comporta no ambiente. Quando os raios de luz tocam uma superfície são automaticamente refletidos em várias direções, causando o que chamamos de polarização. O resultado prático desse processo é o ofuscamento que sentimos ao olhar diretamente, por exemplo, para a areia da praia.

As lentes polarizadas conseguem neutralizar esse efeito, ao bloquear os raios refletidos na direção horizontal e permitindo apenas a passagem dos raios da vertical, como se fosse uma veneziana, diminuindo pela metade a intensidade da luz e tornando as imagens muito mais nítidas. Isso explica o porquê são muito usadas por motoristas, atletas e pescadores, embora sejam úteis em diversas situações do dia a dia.  Mas como é feito esse processo?

Uma das maneiras de polarizar as lentes é através da aplicação de um filme polarizante, feito com hidrocarbonetos e acetato de polivinila (PVA), passa por um processo de realinhamento das moléculas que absorvem os raios UV. Outra técnica é a aplicação de estruturas verticais em microtela nas lentes, como faz a marca ZEISS. Também é possível utilizar a moldagem por injeção, que se aplica o material derretido diretamente em moldes do produto desejado.

A técnica da polarização em lentes, desenvolvida nos anos 30 por Edwin Land, o inventor da Polaroid, é segura e hoje, após melhorias tecnológicas e processos de controle de qualidade utilizados por fabricantes como a ZEISS, as lentes não sofrem mais com o descolamento do filme, algo que acontecia anteriormente.

Lentes polarizadas também podem receber um ou mais tratamentos, complementando a eficiência dos óculos. É possível incluir o efeito em lentes corretivas, coloridas ou até aquelas que realizam a transição de tonalidades, dependendo da incidência de luz no ambiente e da disponibilidade dos fabricantes. Nesse caso, as necessidades dos usuários também são altamente levadas em consideração durante a fabricação das polarizadas por marcas como a ZEISS, que produz lentes mais finas, confortáveis e personalizáveis. Você pode conhecer alguns dos diferentes tipos aqui.

No entanto, é um erro comum achar que a polarização está relacionada com a cor: como se tratam de processos independentes, não é porque as lentes são escuras que serão eficazes contra a radiação, pelo contrário. Caso não sejam polarizadas, as lentes de óculos de sol podem prejudicar a visão, por reduzirem o nível da claridade que chega aos olhos e fazer com que as pupilas se dilatem, ficando ainda mais expostas aos raios UV.

Além disso, não são apenas os dias de sol que oferecem perigo. Se expor sem proteção a superfícies que refletem a luz, como terrenos cobertos de neve, lagos e rios, mesmo em dias nublados, também pode afetar os olhos, causando  ofuscamento, desconforto e prejuízos à visão no longo prazo.

Embora custem mais, devido à complexidade dos processos envolvidos, as lentes polarizadas representam um investimento na saúde e oferecem grande custo benefício aos usuários. Por isso, vale a pena investir na escolha de lentes polarizadas confiáveis e certificadas, a melhor maneira de manter a visão saudável e o estilo em dia.

COMENTÁRIOS


POST RELACIONADOS

INSTAGRAM
DÊ MAIS UM LOOK EM FRAMES