Criados no mar - Frames

Criados no mar

Muitas vezes já falamos aqui no Frames sobre startups que confeccionaram óculos usando materiais inusitados que, na maioria das vezes, iriam para o lixo. Madeira retirada de skates quebrados, pedaços de discos de vinil, e até mesmo fios de cabelo já foram usados. Muitos podem dizer que é apenas um clichê da moda, mas, na verdade, é a sustentabilidade ganhando cada vez mais espaço.

E foi tentando ajudar o meio ambiente que surgiram óculos bem diferentes. A Bureo, uma startup criada para combater o crescimento da poluição marinha, percebeu que 10% de todo lixo despejado no oceano é feito de redes de pesca abandonadas. Aí, a empresa sediada em Los Angeles, nos Estados Unidos, fechou uma parceria com a Karün, uma marca de moda baseada no Chile, para produzir a “Ocean Collection”, os primeiros óculos feitos 100% de redes retiradas do mar e recicladas.

Os três modelos – Newen, Yuco e Kayu – foram inspirados em espécies de baleias que habitam, ou habitaram, a costa chilena. Já nas hastes, pequenas ranhuras remetem às redes usadas pelos pescadores. E por último, as lentes polarizadas da Carl Zeiss combinam a sustentabilidade com qualidade.

Previous Image
Next Image

info heading

info content

Mas, fora isso, o que vale mesmo é o aviso. “Essa nova coleção é um grande passo para alertar a população mundial sobre a poluição que o lixo, principalmente o plástico, causa aos nossos oceanos”, diz a marca em seu site oficial. Até agora, com quase um ano de coleção, cerca de cinquenta toneladas de rede já foram reaproveitadas.

Os óculos custam US$ 145, e uma parte de cada par vendido é doado para comunidades costeiras que vivem da pesca e são profundamente afetadas pela poluição. “Não fazemos isso apenas pelo meio ambiente, mas também para promover uma mudança maior. Se todo mundo fizer sua parte, faremos parte da solução como um todo”, diz Ben Kneppers, um dos fundadores da Bureo.

 

Fotos: Divulgação/ Reprodução

 

Assine nossa newsletter. Nela, você encontra tudo sobre óculos: moda, saúde, estilo de moda e estilo de vida. Fique de olhos bem abertos e não perca as últimas tendências no mundo óptico.

*Fique tranquilo, não enviaremos spam. Após clicar em “Inscrever” você receberá um e-mail para confirmar seu interesse (verifique também sua caixa spam).



COMENTÁRIOS


POST RELACIONADOS