Isso é racismo: 10 frases racistas disfarçadas de opinião - Frames
LENDO

Isso é racismo: 10 frases racistas disfarçadas de ...

Isso é racismo: 10 frases racistas disfarçadas de opinião

Apesar de muitos não esconderem mais o seu ódio e intolerância, ainda vemos aquelas pessoas que, mesmo compartilhando conteúdos e falas racistas nas suas redes sociais, continuam a jurar de pés juntos não serem preconceituosas. Mas fica a dica: quando dito que isso é racismo, é racismo! 

Sendo assim, por que não expor os 10 termos mais usados por essa galera? Afinal, a melhor forma de transformar esse cenário assustador é por meio da conscientização.

Confira a seguir uma lista inspirada nos apontamentos feitos pelo Geledés. Se ainda existe algo que não está aí, fala pra gente nos comentários. Vamos atualizar dentro do possível!

 

1. Eu não enxergo cores, enxergo seres humanos

Não enxergar cor em uma sociedade é um privilégio daqueles que não são constantemente vistos e julgados com um olhar seletivo em ambientes não periféricos. Quase sempre, as mesmas pessoas que não enxergam cores também não percebem que estão sendo racistas.

 

2. Nem todo branco é racista

Geralmente essa é a frase utilizada para transformar uma discussão sobre racismo em uma discussão pessoal. O que essas pessoas precisam entender é que quando falado de desigualdade estrutural e institucional, a referência é ao sistema que privilegia somente determinados grupos sociais.

3. Mas eu tenho amigos negros

Essa é uma das mais famosas desculpas para validar atitudes racistas. Seu amigo negro não pode servir como passe para validar qualquer atitude opressora.

4. Mas meu tatatatatataravo era preto

Quando sem argumentos, racistas sempre se lembram daquele familiar distante para mostrar que eles também têm local de fala. O problema é que eles não se recordam de respeitar a memória do seu ente “querido” até serem confrontados por outro negro.

5. Mas eu sou branco e também sofro racismo. Me chamavam de branquelo quando eu era criança.

Vamos lá:

-Ser branco já te privou de entrar em algum ambiente?

-Ser branco já fez com que o seu salário fosse menor comparado a outras pessoas com o mesmo nível hierárquico que o seu?

-Ser branco já fez alguém questionar a sua credibilidade intelectual, somente pelo fato de ser quem você é?

-Ser branco já fez alguém questionar o seu caráter, novamente, por ser quem você é?

-Ser branco já fez com que você se sentisse desconfortável em determinados ambientes pois você era “muito branco para estar alí?”

-Ser branco já fez você perder uma vaga de emprego, só por você ser branco?

 

Se você respondeu NÃO em 2 ou mais perguntas, você comprovou que racismo reverso não existe.

Racismo e preconceito são duas coisas completamente distintas, racismo é um sistema de poderes que, como proposto nas questões acima, priva negros de terem direitos iguais em uma sociedade. Já preconceito não!

6. Os negros são os maiores racistas

Volte para o tópico acima e reflita.

7. Mas por que vocês odeiam brancos?

Não se trata de odiar. Trata-se de não se calar e compactuar amavelmente com pessoas que insistem em perpetuar qualquer tipo de opressão.

8. Hoje em dia tudo é racismo

Entenda: o racismo sempre existiu. A diferença é que, a cada dia, mais negros têm se posicionado contra qualquer atitude antes entendida como senso de humor.

9. Mas e a minha liberdade de expressão?

Comediantes como Danilo Gentili e programas como o Pânico amam usar essa. O grande problema é que, na maior parte dos casos, a liberdade de expressão vem acompanhada de diversos discursos de ódio. E isso não passará.

10. Por que não existe o dia da Consciência Humana?

O mês da Consciência Negra existe justamente para celebrar a morte de um dos maiores símbolos de resistência e luta contra o sistema escravocrata, Zumbi dos Palmares. Este dia permanece exatamente para levantarmos questionamentos como a ausência de negros em ambientes de destaque, universidades, mercado de trabalho etc. Então, enquanto esse questionamento for necessário, datas que visam tal consciência ainda existirão.  

COMENTÁRIOS


POST RELACIONADOS