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A linha inspirada na contracultura urbana do grafite

Contracultura urbana, contemporânea e neoexpressionista são quase sinônimos de Jean-Michel Basquiat. O grafiteiro de Nova York começou a ficar conhecido na década de 70, quando tinha 17 anos, pelas pinturas que fazia nos prédios do centro da cidade com o amigo Al Diaz. Os dois assinavam SAMO shit (“same old shit”, ou traduzindo, “sempre a mesma merda”), e começaram a se tornar uma marca das ruas nova iorquinas. O epitáfio do projeto “SAMO is dead” (samo está morto) teve o lugar perfeito, as paredes do SoHo de Manhattan, bairro da arte e da cultura. A morte do primeiro grande projeto de Basquiat significava o começo de uma vida artística curta, intensa e brilhante.

oculos urbana grafite

Não é a toa que a nova linha da Etnia Barcelona é toda inspirada no trabalho dele. Sempre rebelde ele largou a escola e mudou-se para o centro, onde vivia vendendo camisetas e postais desenhados um a um. Ali ele foi descoberto e, em menos de um ano, ganhou status de celebridade na cena artística do East Village de Manhattan. Sua explosão veio quando o crítico e provocador cultural Rene Ricard publicou um artigo sobre o estilo único de Basquiat. Também músico de sucesso tinha suas influências em Andy Warhol, Cy Twombly, Keith Haring, mas, mais do que tudo, na cidade e no espírito revolucionário.

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A mistura de contestação, juventude, referências urbanas, melodias e pintura underground do grafite de Basquiat foram a base para a criação da linha de óculos da marca espanhola intitulada de “Basquiat Collection”. Cada modelo traz uma haste personalizada com a estampa de uma obra e a assinatura pela qual ele ficou conhecido, a coroa de três pontas. Hoje, quase 30 anos depois de uma morte por overdose que deixou uma lacuna no cenário neoexpressionista, Basquiat volta para as ruas, onde nasceu, mas dessa vez em uma ode que passeia no rosto das pessoas.

Fotos: Divulgação/ Reprodução

 

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