Um ônibus ou uma livraria? - Frames

Um ônibus ou uma livraria?

Já pensou visitar uma livraria que se movimenta pela cidade? Esse é o Rizomamóvel, um ônibus que põe à venda trabalhos literários independentes. Com a instalação de um café, o booktruck ainda é um lugar para debates, palestras, oficinas e atividades culturais dentro e ao redor do ônibus.

A ideia de utilizar o veículo amarelo retrô para expor os livros surgiu a partir de três editoras que trabalhavam juntas em feiras de publicações independentes: a N-1, a Elefante e a Autonomia Literária. Juntas, elas fundaram um coletivo para pensar em formas de divulgar os seus trabalhos. Ao perceberem que a editora N-1 tinha um ônibus parado, resolveram criar seu próprio espaço. O coordenador do coletivo, Cauê S. Ameni, contou que o projeto foi uma medida para ganharem espaço no mercado. “A gente percebeu que essas feiras bombavam muito e que nas grandes livrarias essas editoras não tinham espaço”.

Atualmente, o maior objetivo do grupo é garantir que o negócio seja uma saída para que editoras independentes não sejam apenas um hobby, mas sim profissionais. Todo o charme e diferencial do espaço são os pontos que dão destaque para o projeto. “Você estar dentro de um ônibus amarelo escolar, com essa carinha retrô, cercado de livros, cores e lambes pelo teto, é uma experiência bem única que o Rizomamóvel proporciona”, conclui Marina Watanabe, gerente do ônibus e livraria.

Ficou curioso para conhecer? O ônibus fica estacionado na altura do número 269 da Rua Rui Barbosa, no Bixiga. Seu horário de funcionamento é de terça a quinta-feira, das 19h às 23h45, e às sextas e sábados, das 20h à 1h.

COMENTÁRIOS


POST RELACIONADOS