O Silmo 2016, um dos maiores eventos do mundo dos óculos, apresentou durante os dias 23 e 26 de setembro, em Paris, quais devem ser as tendências fashion para o próximo ano. Mais uma vez, as inovações criativas se mostraram forte como nunca, comprovando a rápida mudança da moda óptica. O que continua igual é a presença em massa de grifes independentes com suas armações de alta qualidade, feitas à mão, com os mais diversificados – e polêmicos – materiais.
A austríaca Monocero, por exemplo, conhecida por seus óculos totalmente feitos de chifre de búfalo, apresentou quinze novos modelos, disponíveis em duas cores. Cada armação, feita exclusivamente de um único chifre, não leva nenhuma peça de metal. A marca afirma que visita constantemente o fornecedor dos chifres, e que os animais não são mortos após a extração.
Já a italiana Budri fez sua estreia no mundo fashion. Famosa mundialmente por suas decorações de mármore em prédios e hotéis de alto luxo, a marca agora se arrisca no mercado óptico. A coleção, elaborada ao longo de dois anos entre os designers Gianmarco Budri e Valerio Cometti, traz armações feita de mármore, ônix e outras pedras preciosas. O curioso é que a ideia de uma linha como essa surgiu depois que uma peça de mármore caiu no chão e um dos pedaços quebrados lembravam um par de óculos.
Por último, a também italiana Mondelliani prestou uma bela homenagem a alguns ícones do cinema. Em parceria com a ZEISS, a grife criou a coleção Rigadritto, em que os modelos levam nomes como, por exemplo, Woody Allen, Quentin Tarantino e Scarlett Johansson. Leve e com design que valoriza o rosto, a principal característica das armações fica por conta da completa predominância do metal.
Fotos: Divulgação/ Reprodução
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