É comum vermos pessoas apreciando a cidade por janelas de carros, a bordo de ônibus ou na correria das ruas. Mas será que assim realmente enxergamos São Paulo? Foi com essa proposta, de quebrar a moldura, que nasceu o projeto Bike Tour SP – iniciativa que convida moradores e turistas da capital a redescobrirem as ruas no pedalar de uma bicicleta.
Fundado em 2013, a primeira edição do projeto teve apenas cinco pessoas. Todas percorreram o Centro Histórico de São Paulo e a Avenida Paulista com a ajuda dos próprios sócios dando orientações aos participantes sobre o que viam. Com a divulgação desse passeio, tudo cresceu. E para atender a nova demanda e melhorar a experiência em si, sua equipe iniciou uma busca por parceiros que pudessem apoiar a ideia.
Hoje, a iniciativa conta com 90 bicicletas regulares e outras 12 adaptadas para crianças. Para atender pessoas com mobilidade reduzida, foi incluído um trenzinho e algumas hand bikes (feitas para conduzir com as mãos). Os roteiros do Centro Histórico e Paulista foram desmembrados em dois, dando origem as rotas da Vila Madalena, Avenida Faria Lima, Centro Novo e Parque do Ibirapuera. A consequência: mais de 18 mil pessoas conhecendo a cidade em duas rodas.
Para comemorar o mês de aniversário do projeto, os criadores planejaram uma nova rota para os seus seguidores. Desta vez, o convite é para conhecer a região do Jardim das Perdizes. A partir do dia 28 de maio, sempre aos domingos, o público poderá participar de saídas às 9h, 10h30, 12h, 13h30 e 15h.
Como forma de controle, sempre é necessário inscrever-se previamente no evento pelo site, e no dia contribuir com 2 kg de alimentos não perecíveis que serão doados às instituições assistenciais NABEM e CENA.