Depois de uma missão bem-sucedida, o piloto da marinha americana Pete Maverick Mitchell, interpretado por Tom Cruise, pousa seu caça na base. De óculos escuros, ele é ovacionado pelos companheiros, que comemoram a vitória na batalha. A cena é uma das mais famosas de ‘Top Gun – Asas Indomáveis’, filme de 1986 que ajudou a alavancar as vendas do 3025 Aviator (Aviador®), modelo de óculos inventado pela Ray-Ban®.
Criado em 1936, o Aviador® hoje em dia é um dos mais vendidos da marca. Com uma armação de metal fina e lentes grandes, o modelo recebe esse nome porque seu design é inspirado nas máscaras que os pilotos da Primeira Guerra Mundial usavam para diminuir a claridade. Esse “bloqueio de raios solares” originou também o nome da marca: Ray Banner, que, abreviado, virou Ray-Ban®.
No rosto de Tom Cruise, o Aviador® decolou. Os óculos, que já eram sucesso entre pilotos da força aérea americana, não faziam tanto sucesso entre consumidores comuns. Depois da aparição no filme, estima-se que as vendas subiram cerca de 40% naquele ano. Mais que isso, o Aviador também caiu no gosto de outras celebridades – como Paul McCartney, Ringo Starr, Angelina Jolie, Michael Jackson e Freddie Mercury.
O sucesso não foi por acaso: ele é visto como um dos modelos mais versáteis. É considerado como uma peça coringa, por combinar com diversas composições de estilo: do clássico ao esporte, do vintage ao rock’n’roll. Além disso, seu formato “cai bem” em diferentes formatos de rostos, o que contribui para sua popularidade.
Essa não foi a única vez que Tom Cruise impulsionou as vendas de um óculos Ray-Ban®. Em “Negócio Arriscado”, outro sucesso de bilheteria dos anos 80, o ator usou o modelo Wayfarer®, que resultou em um aumento de 50% nas vendas dos óculos. Mas nada comparado ao sucesso de Top Gun, nem do 3025 Aviator®. O Aviador® continua em alta na moda, entre personalidades e pessoas comuns. Missão cumprida.
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