Steve Jobs e sua identidade visual - Frames

Steve Jobs e sua identidade visual

As suas apresentações eram sempre iguais, pelo menos no figurino. O fundador e presidente da Apple, Steve Jobs, apresentava os novos produtos da empresa usando sempre a mesma roupa e os mesmos óculos: uma camisa turtlenecks preta e um par de óculos com lentes redondas, sem armação em volta delas. Superstição? Não, praticidade.

O figurino sempre idêntico revela traços de uma personalidade prática e funcional, características que aparecem também na marca que ele criou. A Apple se destaca por ter um sistema operacional (iOS) que valoriza a funcionalidade e a navegabilidade. A facilidade de navegação é um dos diferenciais dos iPhones, que têm praticamente um só botão. Tão fácil e prático como pegar a primeira roupa do armário – já que todas são iguais.

Em relação aos óculos, o design é simples e básico: com hastes finas e lentes sem armação em volta. E esse design simples se estende aos produtos e à comunicação da marca, que têm desenho limpo e usam cores básicas. Tal como as hastes, as fontes da marca são sempre finas. Assim como as lentes sem armação em volta, os desenhos dos celulares e das embalagens têm o logo da marca isolado, sem outros elementos por perto. Só sobra o essencial.

Jobs tinha um olhar simples e prático da vida. E, pra corrigir sua visão, não podia ser diferente. O mesmo bom gosto que teve para escolher os óculos foi usado na criação de uma das marcas mais valiosas do mundo. Com um design simples, limpo e básico, Steve Jobs desenvolveu uma identidade visual única: para ele próprio e para sua marca.

 

 

Assine nossa newsletter.


COMENTÁRIOS


POST RELACIONADOS

INSTAGRAM
DÊ MAIS UM LOOK EM FRAMES