Como contar uma história que ainda está sendo escrita? Pelas lembranças recentes e de certa forma fragmentadas, pelas fotografias que ganharam o digital quase que sem precedentes ou pelos registros mistos que se escondem em milhares de páginas na internet? Ninguém parece ter chegado a essa resposta ainda, e, talvez por isso, seja tão difícil definir o que é contemporâneo. Na moda, essas fronteiras difusas também aparecem. Ainda estamos vivendo a moda dos anos 2000, que mistura referências, releituras, globalização e uma intersecção de contextos diferentes.
2000, o mundo via a top recém-descoberta Adriana Lima se tornar a garota oficial da Guess. Primeira brasileira que representou a marca, ela foi fotografada para a campanha Slick Denim, que foi considerada uma das mais sexys da história das sessões de fotos Guess e deu início a seguidas premiações na models.com, como a modelo mais sexy do mundo. Atualmente, ela é a segunda modelo mais bem paga do universo da moda.
Era o momento que as brasileiras ganhavam não só o mundo da moda, mas também a atenção especial de Paul Marciano, um dos fundadores da marca, e da equipe de fotógrafos da Guess. Exemplo disso é a top model Alessandra Ambrósio que, como muitas, foi lançada pela grife também em 2000, alcançando rápido sucesso internacional. Hoje, Alessandra é, além de uma das modelos mais bem pagas do mundo, a embaixadora da Victoria’s Secret. Atualmente, o lado brasileiro da marca é apresentado por Gui Fedrizzi, modelo radicado em Nova York que estrelou as temporadas de outono inverno 2013 e 2014 e Spring 2016.
Em 2001, Megan Ewing era fotografada em Santa Fé, no México, por Raphael Mazuzuco. A jaqueta Megan Cropped Studded Jacket veio quase como um ícone anunciado e, de tão famosa, foi relançada no aniversário de 31 anos da marca. Em 2003, Laetitia Casta voltava a estampar uma campanha Guess, quase dez anos depois da sua primeira aparição em uma sessão assinada pela marca. Hoje, no mundo fashion, as duas encontraram outros talentos – Laetitia ganhou cada vez mais contato com a sétima arte e Megan começou a experimentar também as lentes das câmeras pelo lado da produção.
Nesses 16 anos, os óculos vieram nas mais diferentes composições. Foi o período de expansão da Guess, que ganhou linhas masculinas e kids, além de uma linguagem mais glamorosa com a contratação de Paris Hilton e a parceria com o reality show norte-americano America’s Next Top Model, oferecendo para o vencedor da edição um dos prêmios mais cobiçados, uma campanha publicitária estimada em cem mil dólares.
Alcançando 900 lojas só nos EUA e uma extensão muito grande da parte de acessórios, inclusive de Eyewear, a história ainda está sendo construída. Para entender o processo, nada melhor que fotos das campanhas, em paralelo com aquilo que é atual. Por isso, preparamos uma linha do tempo interminável, para que a pergunta que guia a Guess, “What is next?” (O que vem a seguir?), continue a fazer sentido. Confira: