Louva-a-deus de óculos - Frames

Louva-a-deus de óculos

Os óculos estão em todos e, recentemente, até nos louva-a-deus. Item fashion? Para os animaizinhos, não. É tudo ideia de alguns cientistas, mas não por diversão, e sim para estudar a visão complexa particular dessa espécie de invertebrados.

Tudo começou na Universidade de Newcastle, na Inglaterra, onde pesquisadores vestiram uma série de louva-a-deus com óculos 3D feitos com cera de abelha. O estudo tem como objetivo investigar a visão tridimensional do inseto e como ela a usa para caçar. Os resultados serão usados para o desenvolvimento de novas tecnologias, principalmente para a aplicação em robôs.

animal oculos 3d3d oculos animal

Lá em 1983, o cientista Samuel Rossel, da Universidade de Zurique, na Suíça, já tinha identificado essa peculiaridade, mas com uma técnica que só permitia exibir uma variedade limitada de imagens aos animais. “Apesar da estereopsia (visão 3D) ter sido demonstrada em um invertebrado, o louva-a-deus, a ausência de técnicas para investigar essa capacidade em outros invertebrados impediu que houvesse progresso nesta área por três décadas”, consta no documento. Essa nova análise, entretanto, traz um refinamento muito maior, comprovando que a técnica da estereopsia pode ser usada para estimular os insetos virtualmente em três dimensões.

Na pesquisa, que já dura 2 anos, foram exibidos vídeos de outros insetos se movendo na tela. Os louva-a-deus não reagiram à presa quando ela aparecia em duas dimensões, mas a atacaram diante das imagens 3D. “Ao entender melhor como eles processam o que os olhos captam, podemos compreender como a visão 3D evoluiu, e isso pode levar a novos algoritmos sobre percepção de profundidade 3D em computadores”, disseram os cientistas.
O desenvolvimento dos óculos em miniatura permitiu exibir aos insetos qualquer tipo de imagem desejada, que foi o obstáculo encontrado por Russel, ampliando muito as possibilidades de pesquisa. Mas, no lugar dos tradicionais óculos de lentes azuis e vermelhas usados por nós, humanos, a dos louva-a-deus são azuis e verdes, já que eles enxergam mal a cor vermelha. Quem diria que óculos tão pequenininhos ajudariam em descobertas tão grandes.

 

 

Assine nossa newsletter. Nela, você encontra tudo sobre óculos: moda, saúde, estilo de moda e estilo de vida. Fique de olhos bem abertos e não perca as últimas tendências no mundo óptico.

*Fique tranquilo, não enviaremos spam. Após clicar em “Inscrever” você receberá um e-mail para confirmar seu interesse (verifique também sua caixa spam).



COMENTÁRIOS


POST RELACIONADOS