De skates quebrados nascem óculos incríveis - Frames
LENDO

De skates quebrados nascem óculos incríveis

De skates quebrados nascem óculos incríveis

Tudo começou em 2011 quando Jon Winfrey e seu amigo Ryan Vecchiarelli olharam para alguns de seus skates quebrados e decidiram que queriam transformá-los em algo útil. Na garagem da casa de Jon, no Colorado, Estados Unidos, os dois começaram a tentar produzir todo tipo de coisa, desde bijuterias até artigos de decoração. Entre uma peça e outra, foi assim que surgiram os óculos da EQO.

Em uma produção local, que conta com a parceria de skaters e lojas, os amigos criaram uma linha inteira feita de shapes quebrados. Além da preocupação estética, as armações são amigas do meio ambiente já que são desenvolvidas a partir da reciclagem de produtos que não tinham uma destinação correta na natureza. Usando a própria curvatura e as cores originais dos boards, eles confeccionam cada acessório a mão, em aproximadamente 30 minutos.

Influenciados pela cultura do skate e dos esportes de ação, os sócios decidiram unir resistência e design. De uma campanha de financiamento coletivo que deu início a produção, eles foram crescendo e hoje enviam os produtos, que podem ser personalizados e feitos com o skate do cliente, para vários lugares do mundo.

A gente bateu um papo com o Jon, que, de um jeito entusiasmado, contou um pouco mais da história da marca, do processo de fabricação e dos planos do futuro. Confira:

Onde vocês estão instalados?

A ótica EQO foi fundada e está sediada em Springs Colorado, no Colorado. Nós operamos em um espaço bem humilde no distrito comercial de Springs.

Pode contar um pouco sobre como a marca começou, como surgiu a ideia?

Nós começamos no final de 2011, depois de uma brincadeira sobre reusar os shapes e pedaços dos skates quebrados do Ryan, que ele tinha guardado por anos. Depois de muita tentativa e erro na garagem da minha mãe, nós desenhamos e fizemos a mão o primeiro par de óculos de sol EQO. Em seguida, lançamos uma campanha de financiamento no Kickstarter, que teve muito sucesso. Agora nós continuamos a melhorar o desenvolvimento daquilo que é nossa paixão, dia após dia, aqui no Colorado.

Onde vocês encontram material para produzir os óculos?

Lojas locais de skate providenciam a maioria dos shapes que reciclamos, assim como skaters profissionais e entusiastas. Não são muitas as lojas que tem um programa de reciclagem para skates quebrados e por isso elas tendem a jogá-los no lixo, o que contribui para as incontáveis toneladas de desperdício produzidas pela indústria do skate. Nós estamos fazendo o máximo para ajudar a solucionar esse problema para as lojas e os atletas.

Como eles são feitos?

Nós confeccionamos a mão cada par, desde coletar o skate até o produto final, usando nosso processo de manufatura patenteado. A curva natural do shape providencia o formato necessário para a armação, e as cores originais do board são preservadas na fabricação. Depois que cortamos, lixamos e envernizamos cada par, nós finalizamos com dobradiças feitas em aço inoxidável e lentes polarizadas da Polaroid.

oculos madeira skateskate quebrado

Quanto tempo é necessário para produzir cada peça?

Nós podemos produzir um par em aproximadamente 30 minutos, já que antes gastamos todo nosso tempo aperfeiçoando nosso processo de manufatura.

Por que óculos?

Têm muitas outras coisas legais que fizemos dos skates, como brincos, pulseiras e chaveiros, mas nossa verdadeira paixão está na complexidade e riqueza de detalhes que os óculos pedem.

Por que skates como matéria-prima?

Como os skates são construídos para aguentar muitos danos, as 7 camadas, feitas por uma madeira muito resistente, atendem bem a necessidade de robustez dos nossos óculos. Nós também aproveitamos a curva e as cores originais dos skates para criar os produtos únicos.

É possível ter um óculos feito do meu próprio skate quebrado?

Sim! Nós podemos fazer um par customizado com os skates de qualquer pessoa. Mande uma mensagem para gente no nosso site ou nas redes sociais e vamos começar!

De onde vem as inspirações para desenhar as armações?

Nosso design é influenciado pela cultura gigante do skate e dos esportes de ação. Também buscamos sempre criar novos estilos quando surge uma faísca de inspiração.

Previous Image
Next Image

info heading

info content

Quanto eu preciso gastar para ter um par de óculos EQO?

Os preços variam de acordo com as matérias primas, mas temos modelos a partir de 89 dólares.

Qual é o público principal?

Nós descobrimos que nossos óculos atraem pessoas de todos os estilos, não só skatistas. Nós enviamos para vários lugares do mundo pelo nosso site (weareqo.com). Já temos nosso modelo em mais de 30 países.

Quais são os planos para o futuro?

A EQO continuará tentando reduzir a inutilização e o gasto desnecessário na produção de skates. Nós temos planos de expandir o nosso programa de reciclagem para incluir lojas e parques com pistas de skate. No nosso instagram (@eqooptics) é possível ver o nosso progresso, como produzimos os óculos e promovemos a sustentabilidade. Além disso, você pode ver por lá vídeos incríveis dos vários skatistas que a gente patrocina!

Por Rafaela Putini

Fotos: Divulgação/ Reprodução

 

Assine nossa newsletter. Nela, você encontra tudo sobre óculos: moda, saúde, estilo de moda e estilo de vida. Fique de olhos bem abertos e não perca as últimas tendências no mundo óptico.

*Fique tranquilo, não enviaremos spam. Após clicar em “Inscrever” você receberá um e-mail para confirmar seu interesse (verifique também sua caixa spam).

Fotos: Divulgação/ Reprodução

 

Assine nossa newsletter. Nela, você encontra tudo sobre óculos: moda, saúde, estilo de moda e estilo de vida. Fique de olhos bem abertos e não perca as últimas tendências no mundo óptico.

*Fique tranquilo, não enviaremos spam. Após clicar em “Inscrever” você receberá um e-mail para confirmar seu interesse (verifique também sua caixa spam).



COMENTÁRIOS


POST RELACIONADOS