Acusações de assédio contra Harvey Weinstein, denúncias envolvendo Kevin Spacey, pedidos de perdão de Ben Affleck. Jornais de todo o mundo têm bombardeado o público com casos de abuso sexual na indústria cinematográfica. Algumas vezes, é até difícil acompanhar os nomes e produções envolvidas nos feitos.
Para ajudar, um grupo de quatro publicitários compilou informações sobre o assunto e criou o Rotten Apples; um site que, por uma barra de buscas, dá a chance de usuários pesquisarem os nomes de seus filmes favoritos e conferir se estão, ou não, envolvidos em algum tipo de polêmica sobre o assunto. Caso estejam, são classificados como “maçãs podres”.
“Nos reunimos numa noite depois do trabalho na época em que o escândalo de Weinstein estourou”, explica Tal Wagman, um dos fundadores. “Nos dias seguintes, mais e mais alegações de má conduta sexual começaram a surgir e não pareciam que iriam parar. Sabíamos que o número de pessoas implicadas se tornaria difícil de acompanhar. Foi assim que começamos a discutir a criação de uma ferramenta simples que pudesse ajudar as pessoas com o consumo consciente de mídia”.
Para comprovar as acusações, o site filia os nomes às respectivas reportagens que os denunciam. Com a premissa de sempre se manterem atualizados, os programadores convidam os seus leitores a enviar novos artigos com casos. Lembrando que todas as fontes precisam ser confiáveis.