A tendência 90’s voltou com tudo esse ano e a maquiagem não ficou de fora. Dos tons amarronzados aos brilhos e contornos, o foco que antes era nos olhos passou para os lábios.
Os batons cor de boca, terracota, e roxo (quase preto) estão em alta. As texturas variam entre cremoso e mate, que seca nos lábios e só sai com demaquilante. Outra opção que nos faz voltar algumas décadas é a textura metalizada, ou seja, uma fina camada de brilho dourado por cima do pigmento original do batom.
A maquiagem com efeito natural também tem ficado cada vez mais popular. Base, corretivo, blush rosado, gloss na boca e máscara de cílios: tudo isso sem pesar a mão. Sombras cintilantes também caem bem. Quanto mais leve, melhor.
Os contornos labiais, febre que também tem ficado muito popular nos últimos tempos, prolongam a durabilidade do batom e evitam que ele derreta e borre ao longo do dia. Além, é claro, de deixarem a boca mais volumosa. A diferença é que na década de 90 o contraste entre a cor do contorno e do batom era muito grande. Hoje em dia, quanto mais semelhante for o tom dos dois, melhor.
Embora pareça complicada, a aplicação é bem simples: contorne primeiramente o arco do cupido, na parte superior da boca, e vá desenhando até os cantos externos sem ultrapassar os limites naturais.
Por fim, mas não menos importante: o gloss! Pode ser usado sozinho ou por cima do batom. Incolor ou com leve fundo que varia entre o rosado e alaranjado, da um ar leve e sofisticado a maquiagem e é perfeito tanto para o dia a dia quanto eventos durante a noite.