Retrospectiva: Silmo 2015 - Frames

Retrospectiva: Silmo 2015

A edição anual de um dos mais famosos eventos está chegando. Enquanto isso, vale relembrar o legado deixado pelo Silmo 2015,  que rola sempre no segundo semestre, na França. No ano passado, além de apresentar a grife chinesa Mujosh ao cenário mundial, diversas outras marcas exibiram suas invenções tecnológicas e novidades artísticas.

Personalização foi um dos pontos fortes da feira. A dinamarquesa Monoqool, por exemplo, levou a sério esse quesito, mostrando sua tecnologia de escaneamento facial, que usa diversas câmeras para tirar fotos de todos os ângulos do rosto de uma pessoa, medindo até mesmo a distância entre a íris e o nariz. Depois, um óculos completamente customizado é feito por uma impressora 3D. Já a alemã Mykita adotou a mesma tecnologia, porém, de uma maneira ainda mais simples. Todo o processo é feito em um aplicativo de Ipad, o que possibilitou levar essa customização para diversas lojas do país.

Quanto às inovações artísticas, o destaque vai para o mercado de luxo. A grife francesa Lucas de Stael lançou o modelo Vivarium Galuchat, que pode ser considerado, no mínimo, exótico e polêmico. Sua armação é revestida com pele de arraia, moda que fez sucesso nos anos 1930. Agora, felizmente, a caça da arraia é regulamentada pela Convenção Internacional de Espécies Ameaçadas, por isso, esse modelo não deve ser comercializado tão cedo.

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Por outro lado, a italiana W-eye usou a natureza apenas como inspiração. Foi em uma viagem à Calçada dos Gigantes, na Irlanda, que Doriano Mattellone, fundador da grife, teve a ideia de criar o Aifir, modelo hexagonal que imita as famosas pedras irlandesas. O resultado? A armação, que leva sete camadas de madeira, e duas finas camadas de alumínio, ganhou o prêmio de melhor óculos do Silmo 2015.

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Finalizando esse retrospectiva, a Mujosh aproveitou o evento para fazer seu debut ao mercado europeu. A chinesa teve um crescimento estratosférico na Ásia, com 500 lojas em cinco anos de existência. Desenvolvida por um grupo de jovens, a marca tem vários modelos de óculos de sol, mas fez sucesso mesmo com seus óculos de grau estilosos e diferentes. Como eles mesmo afirmam no site oficial, “a vida é muito curta para usar óculos feios”.

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Fotos: Divulgação/ Reprodução

 

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