O guia das armações – Frames

O guia das armações

Com a sua origem datada no século XIII, essa peça já sofreu inúmeras mudanças que ampliaram a sua utilidade em diversas funções do cotidiano. Designs rústicos, aos poucos, deram espaço a formatos ousados, datando épocas e se eternizando através da história. Tais criações abriram espaço para a reinvenção, estimulando as constantes mudanças que trazem diferentes estilos e formatos para mercado óptico.

É notável a forma como essas mudanças construíram o estilo de diferentes gerações. Basta olhar ao redor para perceber a diversidade de lentes quadradas, redondas ou de formatos abstratos, que nasceram graças à influência de diferentes artistas. Elas são produzidas a todo o momento por conceituadas marcas em suas coleções, formando o vasto leque de designs presentes no cotidiano.

Durante a produção de um grande modelo a seleção da lente é essencial. A todo o momento, empresas desenvolvem suas tecnologias para acompanhar o crescimento artístico de grifes e estilistas. Um exemplo é a empresa alemã de Carl Zeiss, que há anos se destaca ao ser umas das pioneiras no segmento, ao trazer resistência e funcionalidade em suas peças.

A combinação de grandes lentes e armações resulta no surgimento dos produtos que vemos nas vitrines e passarelas. Atualmente eles se enquadram em 10 modelos, que são desenvolvidos por diferentes marcas reconhecidas internacionalmente.

1) Redondos
As armações redondas se tornaram febre no decorrer dos anos 70, ao serem utilizadas por ícones da música como John Lennon e Ozzy Osbourne. Elas sãos ótimas para proporcionar ao visual um ar vintage com uma pegada moderna.

2) Wayfarer
Querido entre as celebridades, o modelo Wayfarer nasceu nos anos 50 e logo viralizou por conta do seu caimento moderno. Ícones da época como Bob Dylan e Audrey Hepburn eternizaram as lentes através da TV e do cinema. Após uma repaginada em 2008, a peça voltou aos holofotes.

3) Gatinho
Também conhecido como “Arlequim”, o óculos que surgiu no auge dos anos 50, logo se tornou um sucesso graças ao seu formato inusitado que remete a máscara de carnaval, ou se preferir, as orelhas de um “gatinho”. Um sucesso imediato entre pin-ups e artistas da época, a peça era a favorita da celebridade icônica Marilyn Monroe, que combinava as lentes extravagantes com o seu indispensável batom vermelho.


4) Retangular
A primeiro momento essa armação pode remeter a famosa saga Matrix, mas a verdade é que esse modelo é repleto de estilo e personalidade. Seus traços retos e precisos são perfeitos para quem procura algo retrô e conceitual. Há quem diga que eles até dão uma força na hora de passar credibilidade!

 

5) Clubmaster
O estilo rock dos anos 20 foi essencial para que esse modelo surgisse. A armação que atualmente é sucesso graças ao seu design de semi-aro, foi criada nos anos 80 e usada até pelo rei do pop, Michael Jackson.

6) Oversized
Esse modelo dificilmente sai de moda. Seja com adaptações repletas de brilho, ou através das cores de uma nova estação, ele sempre se reinventa. As lentes que são uma marca por seu tamanho e estrutura exagerados, são ótimas para aqueles que possuem um rosto alongado ou arredondado.

7) Aviador
Com mais de 80 anos de história, esse modelo já faz parte do guarda roupa de muitos. A suas lentes marcantes foram projetadas, a principio, para proteger a visão dos aviadores, mas não demorou muito para que roubassem a cena nas vitrines e passarelas.

 

8) Borboleta
Considerado uma evolução do modelo gatinho, o internacionalmente conhecido Butterfly, foi criado nos meados dos anos 50, e se tornou uma febre após ser usado por Jackie Kennedy, esposa do 35.º presidente dos Estados Unidos. Atualmente a armação é a grande aposta de diversas grifes para as suas coleções.

 

9) Quadrado
Popularizado como a identidade do estilo nerd, atualmente essa armação está bem longe de ser cafona. Com anos novas formas e cores surgiram para melhorar esse modelo, o transformando em um ícone da moda. Seus traços fortes são perfeitos para atrair um destaque ao rosto, oferecendo assim um ar conceitual para o visual.

 

10) Sem aro
Este deve ser o modelo mais atual entre os descritos. Sua proposta simplista traz o destaque total para a lente. Com isso a armação cria um visual minimalista, oferecendo a peça estilo com muita atitude e modernidade.

 

COMENTÁRIOS


POST RELACIONADOS

INSTAGRAM
DÊ MAIS UM LOOK EM FRAMES