Como escolher óculos para rostos ovais? - Frames
LENDO

Como escolher óculos para rostos ovais?

Como escolher óculos para rostos ovais?

Aviador, Clubmaster, Wayfarer, gatinho, quadrados, redondos, esportivos, retrôs, coloridos, sóbrios… Ao longo do tempo, a moda criou modelos de óculos que combinam com todos os estilos, o que deu origem a uma lista infinita de possibilidades para usar estes acessórios no dia a dia.

Mas para aproveitar toda essa variedade ao máximo é preciso saber escolher. Afinal, o objetivo de qualquer acessório é de destacar as melhores características de quem estiver usando, o que só vai acontecer se os óculos se perfeitamente ao rosto.

Um dica super útil para escolher a melhor armação é conhecer o formato do rosto. Os quatro tipos mais comuns são redondo, quadrado, triangular e oval. Você pode descobrir qual é o seu fazendo o contorno em volta do seu reflexo no espelho, ou medindo as distâncias. Claro que o resultado não vai ser exato, mas só a aproximação já dá uma ótima ideia sobre o formato do rosto.

Previous Image
Next Image

info heading

info content

 

No caso dos rostos ovais, o queixo e a testa são ligeiramente mais finos que as maçãs e o comprimento é maior que a largura. Como o ideal é equilibrar as formas, óculos muito grandes e compridos podem ressaltar essa diferença de tamanho.

Fora isso, não existem muitas contraindicações. Como a testa e o queixo acabam se inclinando da mesma forma, um não se sobrepõe ao outro, o que torna a expressão bem proporcional e sem ângulos destacados. Vale apostar nas cores para criar um contraste entre a pele e os óculos e sempre seguir algumas regrinhas básicas, como não comprar óculos apertados, largos demais ou que machuquem o nariz.

Independente do modelo de sua preferência, não se esqueça também de escolher lentes de qualidade, que se adaptem a seus óculos e a seu rosto – por que, para além do estilo, é fundamental manter a saúde da visão.

Para garantir um bom funcionamento das lentes, é preciso que estejam alinhadas com o  centro das pupilas, em um processo de medição chamado de centralização nas óticas. Ele pode ser feito de modo manual ou através de sistemas digitais, que são mais precisos.

Se as lentes não se adequarem perfeitamente ao formato da armação, isso pode gerar uma perda de até 40 por cento em seu desempenho. É por isso que sistemas de medição digital modernos, como i.Terminal, da ZEISS, calculam as medidas do seu rosto para garantir que as lentes e armação estejam na posição perfeita para o uso. O resultado é muito mais exato que na medição manual: com o i.Terminal a precisão chega a ser 84 por cento maior que nas medições manuais.

Agora que você já sabe tudo o que precisa para comprar os óculos mais adequados ao seu tipo de rosto, veja a galeria abaixo para se inspirar na busca pela próxima armação.

COMENTÁRIOS


POST RELACIONADOS

INSTAGRAM
DÊ MAIS UM LOOK EM FRAMES