Vintage is the new retro – Frames

Vintage is the new retro

Quem adota a moda vintage para se vestir sabe bem a diferença desse estilo com o chamado retrô. Se você pensa que as duas coisas são iguais, está bem enganado. Vintage é tudo aquilo que, de fato, é antigo, como um móvel dos anos 60, uma bicicleta dos anos 70, ou, no caso, um par de óculos dos anos 80. Retrô é uma releitura de acessórios do passado, porém, fabricados atualmente. Para quem não é muito ligado no mundo fashion, pode parecer besteira, mas isso é extremamente importante para aqueles que querem se sentir viajando no tempo.

“É exatamente como uma viagem no tempo. Você pode não ter vivido no século passado, mas ao incorporar esse estilo é como se estivesse fazendo uma visita aqueles anos. O estilo vintage é sobre sentimentos e emoções”, afirma Nick Hansen, da Vintage Sunglasses, em entrevista ao portal Frames. Baseada em Berlim, na Alemanha, a Vintage Sunglasses leva muito a sério a verdadeira moda antiga. “Nossa filosofia de negócio: 100% vintage, nada de retrô. Autênticos óculos de sol dos anos 70, 80 e 90”. A frase, destacada na página inicial do site, deixa claro qual o objetivo da marca. A loja online é um verdadeiro prato cheio para os entusiastas do passado, com os clássicos Ray Ban Wayfarer® da década de 80, os coloridos Cazal dos anos 90, e os futuristas Silhouette de 1970.

oculos moda vintagevintage retro oculos moda

Falando em viagem no tempo, a loja possui um modelo ZEISS 9337 idêntico ao usado por Michael J. Fox em “De Volta Para o Futuro”, filme de 1985. “Nós assistimos ao filme diversas vezes para ter certeza qual modelo ele estava usando. Só não demorou mais que o modelo do Al Pacino em Scarface. Foram quatro anos de pesquisa, até que encontramos uma pessoa que trabalhou no filme, e tivemos a certeza de que era um 6031, da grife Linda Farrow”, diz Nick. O site conta, inclusive, com uma seção especial de famosos e seus óculos usados em filmes, shows e eventos. La estão modelos que foram usados por Elton John, David Bowie, John Kennedy, Audrey Hepburn e muito mais.

oculos moda retrooculos retro vintage

Outra curiosidade bacana sobre a Vintage Sunglasses, é que todos os seus óculos à venda nunca foram usados. Isso só é possível graças ao fundador da loja, Chris Prokop, que desde os anos 2000 trabalha não só com óculos antigos, mas com diversos acessórios vintage. Ao longo desses anos, Chris acumulou uma enorme quantidade de contatos, visitando fábricas e comprando modelos que estavam estocados há anos. Esse trabalho nunca para, e, até hoje, Chris viaja o mundo em busca dos unworn – peças nunca vestidas.

Se você curte esse estilo, uma visita no site é necessária. Os preços são salgados, no entanto, é preciso lembrar que são modelos com mais de 20 anos e, claro, todos com armações e lentes originais.

Por Guilherme Torres Vieira

 

Assine nossa newsletter.


Comments

comments


POST RELACIONADOS

INSTAGRAM
DÊ MAIS UM LOOK EM FRAMES